A Escola de Medicina da universidade de americana listou algumas medidas para vencer a insônia e outras dificuldades
- Estabeleça uma rotina sem cafeína - Dormir e acordar sempre à mesma hora ajuda a treinar o organismo, fazendo com que o processo aconteça mais facilmente. Usar a cama apenas para dormir e fazer sexo - e não para estudar, comer ou ver TV - também ajuda. Além disso, evite cafeína: para algumas pessoas uma única xícara de café de manhã atrapalha o sono à noite. A cafeína também pode aumentar a necessidade de urinar durante a noite, o que atrapalha o sono.
- Fazer exercícios e limite as sonecas - Exercícios aeróbicos como caminhada, corrida ou natação trazem três benefícios: a pessoa consegue adormecer mais rápido, atingir um percentual mais alto de sono profundo restaurador, e acordar menos durante a noite. Outra medida importante é limitar o número e a duração de sonecas durante o dia. Isto porque elas podem interromper o ciclo natural do sono e evitar que você se sinta cansado o bastante para dormir à noite.
- Sem tabaco, álcool, ou TV - A nicotina faz com que seja mais difícil pegar no sono. Já o álcool deprime o sistema nervoso, o que ajuda a pegar no sono, mas o efeito desaparece depois de algumas horas. Estudos recentes mostram que aparelhos eletrônicos no quarto aumentam a luminosidade e pioram a qualidade do sono. TVs, telefones e equipamentos de escritório devem sair do quarto. O ideal é manter o ambiente silencioso, escuro e relativamente frio, com uma cama confortável e arrumada.
Fonte: O Globo / Sociedade / 07-07-2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário