Enquanto você lê estas palavras, milhões de pessoas estão batendo papo em vídeo, usando o popular serviço Skype, que agora pertence à Microsoft. Essas chamadas em geral são de baixa resolução, realizadas entre duas pessoas por meio de computadores pessoais.
Esta semana testei um novo dispositivo destinado a transformar os bate-papos em vídeo do Skype em uma nova experiência que abrange toda a sala de estar, envolvendo famílias inteiras ou grupos de amigos em cada extremidade, cada um vendo o outro, conversando e compartilhando fotos em alta definição, usando a TV. Chama-se telyHD e é produto de uma pequena firma de tecnologia do Vale do Silício, a Tely Labs. Nos meus testes, funcionou bem.
O dispositivo, que é conectado à televisão, é uma barra horizontal negra de menos de 30 cm de comprimento e cerca de 7 cm centímetros de altura, com uma lente grande-angular e vários microfones embutidos. A instalação é rápida e fácil — normalmente o aparelho fica em cima da TV. Todo as funções são acinadas por um controle remoto, que pode ser usado para iniciar e atender chamadas, e também para fazer zoom na imagem ou tomadas panorâmicas. Pode se conectar a qualquer outro dispositivo habilitado para o Skype, incluindo PC, Macintosh, telefones inteligentes e tablets — mas alguns recursos avançados exigem que haja um telyHD em ambos os lados da conversa.
O telyHD, que nos Estados Unidos é vendido por US$ 250, não é apenas uma maneira diferente de usar o Skype. É parte da corrida para reinventar a televisão — para torná-la um aparelho digital mais inteligente, mais versátil. A chamada TV inteligente, que acessa a internet e executa aplicativos, já é oferecida pela maioria dos grandes fabricantes. O telyHD traz mais funcionalidades e conectividade às tevês de alta definição já existentes — as "não inteligentes", que não têm funções de conectividade com a internet.
Não há taxa mensal ou de inscrição exigida pelo TelyLabs, e as chamadas de vídeo entre um telyHD e qualquer dispositivo que aceita o Skype, inclusive outro telyHD, são gratuitas. Também se pode fazer chamadas gratuitas em áudio de Skype para Skype; as chamadas de áudio para telefones convencionais podem ser feitas pelos preços normais do Skype.
Venho testando a telyHD na minha sala de estar, com minha velha TV de plasma de alta definição, uma Pioneer de 50 polegadas. Fiz várias chamadas para colegas da minha empresa, que estavam usando outros dispositivos telyHD. E, com minha esposa ao meu lado, sentados nos nossos lugares de costume, fizemos chamadas de vídeo para cada um dos nossos filhos que moram em outros estados, que estavam usando computadores com Skype.
Do nosso lado, não tivemos que ficar amontoados em volta da câmara de um laptop, pular da cadeira para reposicioná-la, ou fazer qualquer coisa diferente do que se estivéssemos assistindo TV. Nossos filhos relataram que podiam nos ver e ouvir muito bem, apesar de que estávamos a uns três metros da câmera. Uma pessoa com quem testei relatou que ouviu algum barulho de fundo em seu computador.
Posso dizer que a telyHD funcionou conforme o prometido em seus anúncios, e proporcionou chamadas boas e sem interrupções todas as vezes, quer eu usasse uma conexão à internet com fio ou sem fio. As chamadas para outros telyHDs apareciam em alta definição na nossa tela, mas as chamadas para computadores tinham resolução mais baixa, como acontece com muitas chamadas do Skype. E, para quem se preocupa com a invasão de privacidade, a telyHD tem uma tampa plástica de correr que cobre a câmera quando não estiver em uso.
Posso recomendar a telyHD para quem tem uma TV de alta definição e deseja fazer suas chamadas de Skype em vídeo em locais onde um grupo inteiro possa caber na imagem.
Um comentário:
Ei amigo, tudo bem? Também achei interessante este produto. Você chegou a testar se é possível conectar um notebook e fazer com que sua tela apareça na tela de quem nos vê, como numa apresentação de projetos numa video conferência?
Postar um comentário