sábado, 1 de janeiro de 2011

Marílson Gomes dos Santos vence a São Silvestre

RIO - A festa é novamente brasileira na São Silvestre. Após três anos de hegemonia queniana, Marílson Gomes dos Santos colocou o país no alto do pódio mais uma vez. Confirmando seu favoritismo, o fundista brasiliense venceu a tradicional prova de rua que encerra o ano em São Paulo com bastante folga sobre o segundo colocado, o queniano Barnabas Kosgei.
Leia mais: No feminino, vitória e recorde para a queniana Alice Timbilili
Bicampeão da Maratona de Nova York (2006 e 2008) e principal corredor de longa distância do Brasil na atualidade, Marílson dos Santos vive um momento especial também na vida particular: sua mulher, a também atleta Juliana dos Santos, está grávida de oito meses.
- O Miguel (nome escolhido pelo casal para o filho) está chegando trazendo sorte - disse Marílson após cruzar a linha de chegada.
- Eu achava que a corrida ia ser decidida no final, mas foi melhor assim. Eu consegui sair antes e vencer - comentou.
Marílson é o primeiro brasileiro tricampeão na fase internacional da prova
Vencedor também em 2003 e 2005, Marílson não disputava a prova desde a última conquista. O retorno foi em grande estilo: com o tricampeonato, vencido com o tempo de 44min07s, o corredor tornou-se o brasileiro com mais vitórias na São Silvestre desde que a competição foi aberta a atletas estrangeiros, em 1945.
A última vitória brasileira tinha sido com Franck Caldeira, em 2006. Desde então, o Quênia vinha dominando com Robert Cheruiyot (2007) e James Kipsang (bi em 2008 e 2009). Mas Marílson não deu chances para a ameaça queniana. O atleta de 33 anos começou a se destacar na prova a partir do terceiro quilômetro, e aos poucos foi abrindo vantagem sobre Kosgei, nove anos mais novo. Marílson manteve o ritmo forte e cruzou a faixa com mais de 40 segundos de vantagem sobre o queniano (44min49s). O terceiro colocado foi o bicampeão James Kipsang, seguido pelo brasileiro Giovani dos Santos e por mais um atleta do Quênia, Emmanuel Bett.
Com a vitória deste ano, o Brasil encostou no Quênia no ranking dos países com mais vitórias desde 1945: agora a nação africana tem 12 conquistas contra 11 dos atletas nacionais.
Marilson Gomes dos Santos vence a Corrida de Sao Silvestre

Nenhum comentário: