RIO - Nada como ter uma estante repleta de livros de seus autores prediletos. Melhor ainda quando eles estão bem arrumadinhos, por gênero, ordem alfabética e tamanho. Para isso, de acordo com a personal organizer da OZ, Silvia Balbi, é preciso que haja uma organização periódica dos volumes. Afinal, além do valor intelectual, essas peças, que revelam parte da personalidade do morador, compõem a decoração de um ambiente. Confira as dicas de Silvia:
Projetos para guardar os livros em casa sem interferir na decoração 1 - Reveja a coleção e selecione aqueles que podem ser descartados, doados ou vendidos. Faça uma análise rigorosa com as seguintes perguntas:
- Será que vou lê-lo novamente? (seja sincera, não conseguimos ler nem os novos que são lançados que dirá reler algum);
- Posso passar adiante para algum amigo que gostaria de lê-lo?
- A leitura deste livro representou tanto para mim que merece que eu o guarde?
- O seu conteúdo ainda está atualizado? (livros acadêmicos, por exemplo, ficam desatualizados com o tempo).
2 - Agrupe-os e classifique-os por categorias: ficção, não ficção, didáticos, infantis. Na categoria ficção podem ser incluídos os gêneros romance, policial e suspense. Já na categoria não ficção estão incluídos os livros de biografias, culinária, viagens, decoração e jardinagem. Dentro de cada tema, organize por autor, em ordem alfabética.
3 - Evite posicionar a estante grudada à parede. É melhor afastá-la cerca de 3 centímetros. Isso evita a passagem de umidade para o móvel e, naturalmente, para os livros.
4 - Deixe espaço suficiente para o aumento do acervo com as novas aquisições.
5 - Organize seus livros em local de fácil acesso, o que facilitará sua consulta e aumentará sua vontade de ler ou reler seus livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário