segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Andar de táxi pode sair mais barato do que de carro no Rio - Veja as simulações de custos do carro x táxi

Ana Paula Viana

Andar de táxi para cima e para baixo pode parecer um luxo compatível com o bolso de poucos. Ter um carro, entretanto, pode sair bem mais caro, dependendo da quilometragem rodada diariamente. A constatação é do consultor financeiro e professor do Ibmec Roberto Zentgraf.

A pedido do EXTRA, ele colocou na ponta do lápis os gastos para fazer a comparação do que é mais vantajoso: manter um carro ou andar de táxi. A conclusão é a de que, no Rio, para quem percorre, por exemplo, dez quilômetros por dia, o custo mensal do carro é de R$ 1.123,42, sem contar o gasto com a compra do veículo. De táxi, o mesmo percurso sai por R$ 687,10, uma economia mensal de R$ 436,32.

A designer Bruna Vaz, de 27 anos, praticamente aposentou a carteira de motorista. Depois de três anos, ela resolveu vender o carro e aderir à combinação táxi, caronas e transporte público. A economia foi logo sentida no bolso da designer. De táxi, o trajeto de ida e volta do trabalho para casa, ambos na Zona Sul do Rio, não chega a custar R$ 15, valor inferior ao que seria gasto apenas com o estacionamento.

— O táxi é muito mais econômico, até porque dá para dividir com outras pessoas. Já os gastos com o carro são todos seus — compara a jovem, que vê apenas uma desvantagem em não ter seu próprio automóvel: — Viajar sem carro é ruim.

Distância é crucial

A vantagem do táxi diminui conforme a distância percorrida diariamente. Pelos cálculos de Roberto Zentgraf, para quem roda, em média, mais de 20 quilômetros por dia, ter um carro, normalmente, é mais econômico.

De acordo com o consultor financeiro e professor do Ibmec, na hora de escolher entre ter um carro ou usar um táxi, é fundamental levar em conta seis fatores: gasto na compra do automóvel, impostos, seguro, combustível, distância percorrida diariamente, manutenção e estacionamento.


As simulações foram feitas com base na compra de um carro, modelo popular, com ar-condicionado, avaliado em R$ 23 mil, considerando a rentabilidade se o valor estivesse no banco de 0,50% ao mês; o consumo de combustível de 12 km/litro; o preço da gasolina de R$ 2,65/ litro; o IPVA de 4% do valor do veículo; estacionamento e lavagem por R$ 300 ao mês; custo de manutenção de R$ 0,16/ km; seguro de 7% do valor do veículo; e desvalorização anual de 20% do valor do veículo.

SIMULAÇÃO 1 (quem roda 10km/dia)

Custo do carro (mensal)

IPVA: R$ 76,67

Seguro: R$ 134,17

Desvalorização do carro: R$ 383,33

Lavagem e estacionamento: R$ 300

Custo financeiro (rendimento se o valor usado na compra do carro estivesse investido no banco): R$ 115

Gasolina: R$ 66,25

Manutenção: R$ 48

Total: R$ 1.123,42

Custo/ km: R$ 3,74

Custo do táxi (mensal)

Corridas nos dias úteis: R$ 497,20

Corridas nos fins de semana: R$ 189,90

Total: R$ 687,10

Custo/ km: R$ 2,29

Diferença: R$ 436,32

Mais barato: TÁXI

SIMULAÇÃO 2 (quem roda 20km/dia)
Custo do carro (mensal)

IPVA: R$ 76,67

Seguro: R$ 134,17

Desvalorização do carro: R$ 383,33

Lavagem e estacionamento: R$ 300

Custo financeiro (rendimento se o valor usado na compra do carro estivesse investido no banco): R$ 115

Gasolina: R$ 132,50

Manutenção: R$ 96

Total: R$ 1.237,67

Custo/ km: R$ 2,06

Custo do táxi (mensal)

Corridas nos dias úteis: R$ 805,20

Corridas nos fins de semana: R$ 341,10

Total: R$ 1.146,30

Custo/ km: R$ 1,91

Diferença: R$ 91,37

Mais barato: TÁXI

SIMULAÇÃO 3 (quem roda 40km/dia)
Custo do carro (mensal)

IPVA: R$ 76,67

Seguro: R$ 134,17

Desvalorização do carro: R$ 383,33

Lavagem e estacionamento: R$ 300

Custo financeiro (rendimento se o valor usado na compra do carro estivesse investido no banco): R$ 115

Gasolina: R$ 265

Manutenção: R$ 192

Total: R$ 1.466,17

Custo/ km: R$ 1,22

Custo do táxi (mensal)

Corridas nos dias úteis: R$ 1.421,20

Corridas nos fins de semana: R$ 643,50

Total: R$ 2.064,70

Custo/ km: R$ 1,72

Diferença: R$ 598,53

Mais barato: CARRO


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