1) Desligue todos os dispositivos externos que puder. Penduricalhos USB, por exemplo, são grandes vilões, incluindo o mouse. O Wi-Fi, então, é quase um criminoso. Remova-os ou desligue-os quando não em uso. Da mesma forma, não se deve carregar dispositivos externos (iPod, celular e outros apetrechos) quando se está dependendo da bateria do note.
2) Entre hibernar e stand-by, escolha o primeiro, que gasta menos. Hibernar deixa a máquina dormindo e demora um pouco mais para retornar ao trabalho. Já o stand-by é mais rápido no "acordar", mas consome mais.
3) Escureça a tela. Nada de deixar a luminosidade no máximo, pois gasta demais. Regule para o mínimo que lhe permita ler. E, se o seu laptop for do tipo mais esperto, pode-se configurar o desempenho da CPU e da refrigeração interna. Ajuste para os valores mínimos enquanto estiver dependendo de bateria.
4) Evite o multitarefa. Faça uma coisa de cada vez enquanto estiver rodando na bateria. Se estiver escrevendo um texto, desligue o e-mail, o tocador de música e o Skype, e concentre-e no texto.
5) Explore as opções de energia do painel de controle, caso esteja usando Windows, ou uma função similar, para outros sistemas operacionais. Uma vez nessa ferramenta, procure a opção que otimiza o gasto energético.
6) Habitue-se a desfragmentar regularmente seu HD. Quanto mais rápido for o acesso da unidade aos arquivos que nela estão gravados, menos energia será gasta. Se seus arquivos estiverem fragmentados, ficando com pedaços residindo em pontos muito distantes entre si na superfície do disco, o "braço" do aparelho terá de ir até cada um desses pedaços para ler o arquivo.
7) Trate com cuidado de sua bateria: não a deixe carregada sem uso por longos períodos. Use a bateria pelo menos uma vez a cada duas ou três semanas. E mais, não deixe sua bateria Li-ion (íon de lítio) descarregar por completo. Isso valia para as baterias antigas, que tinham o chamado "efeito memória".
8) Se o seu notebook for um dos antigos, com bateria da geração anterior, tenha cuidado com o tal efeito memória. Para evitá-lo carregue a bateria por completo e use-a até descarregar, repetindo esse ciclo a cada poucas semanas. Isso não vale, como já dito, para baterias Li-Ion.
9) Mantenha limpos os contatos da bateria. Faça uma limpeza a cada dois ou três meses com um paninho limpo umedecido em álcool isopropílico ou etílico diluído a 70%. Outra medida, mais vigorosa, é usar um limpa-contatos a freon, tipo o Aerojet LC 150, esfregando depois com um lápis borracha para arrematar o trabalho (tire as poeirinhas de borracha depois, com um pincel pequeno).
10) Não exija demais do seu notebook. Operações passivas, como ler e-mail e escrever texto, demandam bem menos energia do que atividades como jogar e tocar DVD. Se você está com pouca carga, estabeleça prioridades e só use sua energia para tarefas realmente importantes.
11) Ponha mais memória. Um upgrade de memória RAM é uma boa, pois, com mais memória, o laptop roda mais solto, já que não precisa ficar consultando uma área de apoio, chamada memória virtual, que, na verdade, fica no HD (disco rígido). E quanto menos se acessa o HD, mais se economiza bateria.
12) Prefira rodar software a partir do HD, em vez de fazê-lo de um CD ou um DVD, cujos drives queimam muito mais energia. Além disso, eles ficam girando à toa mesmo quando não estão em uso. E, se tiver algum traquejo, use um programeto de drive virtual, como Alcohol e outros, que puxam a mídia óptica para o HD e não usam o drive óptico.gastador.
13) Simplifique o processamento da tela de vídeo, baixando a resolução e desligando funções supérfluas e "bonitinhas" da placa de vídeo.
14) Mate programas que fiquem rodando no background, pois eles chupam energia sem necessidade. Exemplos: busca no desktop, iTunes, programinhas de monitoramento de dispositivos e coisas do tipo. Tudo isso come CPU e exaure mais a bateria. Quando estiver desplugado da tomada, desligue tudo que não for absolutamente para seu trabalho imediato.
15) Pense em trocar seu notebook velho por um mais eficiente, ou mesmo um netbook. Equipamentos otimizados e eletricamente econômicos estão em alta. Alguns fabricantes garantem até um dia inteiro de carga de bateria e, em alguns casos, é verdade mesmo.
Veja outras dicas no link http://bit.ly/LongaBateria
Nenhum comentário:
Postar um comentário