A fantástica valorização dos imóveis, comerciais ou residenciais, não para de surpreender os compradores. O movimento é mais intenso nas grandes cidades, mas se verifica também fora do eixo Rio-São Paulo. Diante de um cenário que empolga vendedores, mas assusta muitos investidores, cresce o medo de uma bolha nos preços.
Muitos especialistas, porém, não acreditam que ela exista, pois no Brasil a maioria ainda compra imóvel para morar. Há consenso, no entanto, que um mercado tão aquecido inspira cuidados – sobretudo para quem pensa em investir, como mostra a reportagem de capa da ValorInveste de julho. A expectativa é de estabilidade ou altas mais modestas dos valores nos próximos anos, mas acredita-se que o mercado continuará testando os limites.
Na edição deste mês, a revista traz ainda uma entrevista exclusiva com o presidente da gestora Emerging Markets, Antoine van Agtmael, que ganhou notoriedade ao criar a expressão “países emergentes”, em 1981 – época em que só se falava em “terceiro mundo”. Ele comenta, entre outras questões, que a bolsa brasileira voltou a um nível interessante de preço, mas o câmbio e os juros preocupam.
No mercado acionário, outro destaque é a matéria sobre a moda do “re-IPO”, algo como um “novo” lançamento inicial de ações. O termo é usado para as companhias que estão se reinventando no mercado, como a Technos, que voltou ao pregão direto para o Novo Mercado. Veteranas como a Ultrapar também estão aderindo ao segmento mais alto de governança corporativa, engrossando a tendência.
No mundo dos produtos financeiros, é nítida a oferta maior de Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) para o investidor individual. Nossa reportagem mostra as opções que surgem e por que a escolha criteriosa é muito importante.
Nas páginas dedicadas ao consumo e estilo de vida, os destaques incluem um roteiro completo para desfrutar a fabulosa enogastronomia da Borgonha, na França, e dicas sobre Chicago (EUA), onde o simples e o cosmopolita convivem em harmonia.
(Flavia Lima, Márcio Anaya e Silvia Rosa | Valor)
De São Paulo - 06/07/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário