quinta-feira, 28 de abril de 2011

TV de Alta definição Saiba escolher

10 coisas que você deve saber antes de comprar a sua televisão

Atualmente, com os avanços tecnológicos, a variedade de televisões de alta definição é imensa. Com tantas opções, na hora da compra surgem muitas dúvidas e como saber qual a melhor?

Os recursos das TVs modernas são muito diversificados. Alguns modelos têm conexão com a web, e vêm com um software embutido que permite fácil acesso a sites populares na Internet como Twitter e Youtube.

O suporte para exibição de fotos, músicas e vídeo cresceu muito, mas varia de acordo com o fabricante e os modelos. Isso é algo que pode ser facilmente verificado online, juntamente com as informações sobre as opções de conectividade (por exemplo, HDMI, vídeo componente e outras entradas incluídas, e como elas combinam no formato e no número de recursos de mídia que têm).

Preste atenção nos seguintes itens na hora de fazer a compra:

1- Escolha uma TV econômica: Analise como é o cotidiano da sua casa: Se a televisão fica ligada por muito tempo, opte por uma mais econômica. As TVs de LCD oferecem mais economia que as de plasma, enquanto as de LCD com iluminação LED são muito eficientes. Se quiser uma conta de luz ainda mais baixa, o ideal é investir em televisores LED, que consomem menos energia.

2 – Não tenha como base os desenhos animados exibidos nas lojas: Repare que, sempre que passamos em frente a uma loja de eletrônicos, as TVS expostas costumam exibir desenhos animados. Isso ocorre porque as animações feitas em computador apresentam excelente qualidade em quase todos os aparelhos atuais.

3- Não escolha uma TV pela sua espessura: Quando surgiram as TVs de alta definição, conseguíamos distingui-las com base nas espessuras de cada uma. TVs de plasma e de LCD eram logo diferenciadas, pois aquelas eram capazes de exibir telas maiores e com capacidade de alcançar tons de preto e movimentos muito mais rápidos, ao passo que estas eram menores e mais brilhantes. Mas agora não é mais assim. Antes sendo um diferencial do plasma, hoje aparelhos de 40 a 50 polegadas LED também têm uma capacidade de produzir tons mais escuros e intensos.

4 – Analise as configurações pré-definidas: Quando você adquire uma televisão, ela já vem com as configurações de cor, brilho, contraste, além de outras, já definidas. Assim, verifique como a imagem será afetada caso você queira configurar de outra maneira, e certifique-se de que o aparelho permita que você mude a configuração para uma que atenda ao seu gosto.

5- Analise, nas imagens exibidas, a cor da pele das pessoas: Para saber se as cores exibidas na TV estão boas, repare no tom da pele das pessoas que aparecem na tela: quanto mais naturais, melhor a imagem.

6 - Examine as imagens com movimento: Nesse caso, deve-se procurar por problemas similares decorrentes da forma como a TV trata imagens em movimento. Você vê sombras fixas quando a câmera se move de um lado para o outro (o que pode acontecer em alguns televisores LED com iluminação nas bordas)? Os detalhes aparecem borrados? Nos testes em laboratório com as HDTVs, a performance em movimento se tornou um grande diferencial entre os dispositivos.

Novamente, esse já foi um ponto forte das TVs de plasma, mas agora temos LCDs com taxas de atualização cada vez maiores (240Hz e até 480Hz, contra os modelos com 60Hz ou 120Hz de alguns anos), além de algumas tecnologias proprietárias para lidar com o movimento.

Fique atento a essas dicas e acerte na hora de comprar a sua TV de alta definição!

Nenhum comentário: